A disciplina de Filosofia, ministrada pelo professor Airton Tolfo na FAHOR, reuniu estudantes dos cursos de Engenharia e Economia em uma atividade prática de solidariedade. Através da curricularização da extensão universitária, a turma promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, papel higiênico e produtos de limpeza, com o objetivo de ajudar quem mais precisa.
A coleta dos itens vinculada ao programa Armário do Bem, localizado permanentemente no prédio central do Campus Arnoldo Schneider. A iniciativa reforça a importância de promover ações de impacto social no ambiente universitário, estimulando os estudantes a praticarem valores de empatia, cidadania e responsabilidade coletiva.
Nesta edição, os produtos arrecadados foram destinados ao Projeto SOS Vidas, uma rede de acolhimento e apoio a dependentes químicos, que mantém uma de suas sedes em um sítio na localidade de Mambuca Baixa, interior de Horizontina.
Para o professor Tolfo, a experiência foi altamente positiva:“Nesta edição fizemos algo mais imediato e extensivo, e tivemos um retorno muito bom e queremos fazer mais vezes este tipo de atividade.”
Além de promover a solidariedade, a ação também reforça a proposta do Armário do Bem, um espaço permanente de compartilhamento entre os membros da comunidade acadêmica da FAHOR. Ali é possível doar, trocar ou retirar itens em bom estado, contribuindo com a economia solidária e com a redução do consumo excessivo. Os objetos que permanecem por mais de seis meses sem serem retirados são encaminhados para reciclagem.
A FAHOR parabeniza a iniciativa e incentiva a continuidade de projetos que unem ensino, prática e compromisso social.